"Essa página é dedicada á todos aqueles que buscam a verdade , harmonia e o amor em suas vida por intermédio da Grande Mãe e seu Consorte".


Bençaõs dos Antigos!!
)0( Lua Laureano )0(

Ervas

























Os Poderes das Ervas Como isso funciona? Quando as pessoas descobrem que sou um herbalista mágico esta é uma das duas perguntas que me fazem. A outra se refere ao meu estado de saúde mental. Apesar disto a primeira pergunta é válida e nunca foi satisfatoriamente explicada. As bases da magia herbal e de toda magia é o poder. Este poder tem levado muitos nomes e formas através dos séculos; ás vezes até mesmo sua existência foi mantida em segredo; em outras era um conhecimento comum. O poder é aquele gerado e mantido pelo universo. É o poder que germina as sementes, eleva os ventos e faz nosso planeta girar. É a energia por trás do nascimento, da vida e da morte. Tudo no universo foi criado por ele, contém uma parte dele e não há resposta para ele. Em outras palavras, o poder é a força de vida, a matéria da criação. É a substância absoluta de sua própria existência. O poder do modo que eu vejo não tem nome. Ele tem sido divinizado e levado à forma de milhares e milhares de Deuses e Deusas, espíritos, demônios e outros seres sobrenaturais. Foi apenas parcialmente explicado em termos pela Ciência, que ainda hoje está descobrindo alguns de seus aspectos. O poder tem tido um papel importante na evolução das raças humanas, tanto para melhor quanto para pior. Todas as religiões têm se conectado a ele usando símbolos e ritos diferentes, a todos os magos tem manuseado seus poderes. Acima do ritual, da religião e da magia o poder existe, imutável em sua eterna mudança. O poder está em tudo e tudo está no poder. (Um dos problemas de algumas religiões modernas é que elas afirmam que o poder está fora de nós e não dentro). Invoque o poder quando desejar, visualize-o como puder, o poder realmente é o poder. Definição: Magia é a prática de causar mudanças através do uso dos poderes ainda não definidos ou aceitos pela ciência. Os Caminhos Mágicos Embora não haja espaço aqui para uma explicação completa dos métodos utilizados pela teoria da magia, a curta composição que segue discute alguns dos pontos mais importantes. Para informações adicionais veja o livro Herbalismo Mágico.

 O TEMPO Os antigos criavam sistemas mágicos com variedades de graus e complexidade. Uma área na qual eles se distinguiam era arte do tempo para realização dos rituais e ações mágicas de acordo com os fenômenos astrológicos. Alguns destes sistemas eram rigidamente controlados pelas fases da Lua; outros se baseiam nas estações para estabelecer prazos, e ainda em outras, as estrelas e suas posições eram de suma importância. Alguns destes sistemas estão em uso ainda hoje, com bons resultados. Mas qualquer sistema pode destruir a espontaneidade e atrasar os efeitos da magia até mesmo sua simples execução. O tempo é importante, verdade, mas deve haver apenas uma regra inviolável: a magia é usada quando há a necessidade. Se você tiver uma dor de cabeça com distúrbio no sono ou no trabalho, Não poderá esperar pela Lua entrar no signo apropriado ou até que a Ursa Maior apareça; Precisará de alívio imediato. Este é um exemplo leviano, mas ele contém a magia de toda a magia. Não adianta esperar três semanas para realizar um encantamento de dinheiro se as suas dívidas devem ser pagas no final da semana. Não estou argumentando que o tempo com os planetas, estrelas, estações, fases Lunares e assim por diante, não precisem de poderes extras para os encantamentos. Estou simplesmente argumentando contra a necessidade para tais poderes extras. Se a magia funciona, ela funcionará em qualquer momento do dia ou da noite. Posso ouvir reclamações lamuriosas de Magos Você não pode realizar um encantamento de amor durante a Lua Minguante . Encantamentos de Dinheiro falham a menos que sejam realizados numa Quinta Feira durante a Primavera enquanto a Lua estiver em Touro, na terceira ou décima hora da noite . Tais pronunciamentos são comuns na magia geralmente de pessoas com pouca ou nenhuma prática. Encantamentos não precisam ter condições astronômicas, sazonais e clima certo para serem bem sucedidos. Aqueles que desejam trilhar os antigos caminhos do tempo mágico com o Sol, a Lua e as estrelas podem encontrar estas informações em qualquer bom compêndio mágico, mas isso não é de modo algum uma necessidade. Se precisar de coragem antes de encarar uma entrevista de emprego, não olhe a fase de Lua pegue um pouco de tomilho e vá em frente! Embora alguns exemplos de tempo mágico sejam mencionadas neste livro, especialmente com relação a coleção específica de plantas, elas devem ser seguidas, ou não, conforme lhe agradar, com resultados quase idênticos.

 OS INSTRUMENTOS

A magia herbal requer algumas ferramentas abençoadas, comparado a outros tipos de magia. Um conjunto de pilão e almofariz é necessário para moer as sementes e uma tigela grande de madeira ou cerâmica será necessária para encantar as ervas. Guarde um vidro grande ou um pote esmaltado (evite os metais) exclusivamente para preparar infusões ou poções . Alguns utensílios de costura (agulhas, alfinetes, tesouras, linha de algodão, dedais) podem ser úteis ao se fazer sachês e bonecos, e um bom estoque de várias cores de tecidos de algodão ou lã e fios também serão necessários. Velas e ervas, naturalmente, são necessidades, assim como um incensário (queimador de incenso), suportes para vela, blocos de carvão e jarros nos quais você possa armazenar suas ervas.

concretização da mesma, exemplo: Estou colhendo você, Alecrim, erva do Sol para aumentar a minha concentração e meus poderes mentais. Assim começa o processo de encantamento, embora este seja apenas uma ação preliminar. O equipamento é simples: uma tigela de madeira ou cerâmica, dois suportes para vela, e um estoque de velas coloridas. Coloque a tigela no centro do altar, os suportes para vela com as cores corretas em cada lado (veja APÊNDICE 1 para as cores e seus usos mágicos). As ervas a serem encantadas devem ser colocadas ao redor da tigela em seus devidos recipientes. As Intenções Mágicas As intenções mágicas são simplesmente as necessidades mágicas: o amor é uma, o dinheiro outra e a proteção uma terceira. Este capítulo brevemente examina algumas das intenções mágicas mais comuns. As ervas apropriadas a cada uma das intenções são listadas na parte III.

PROTEÇÃO

Apesar do esmagador número de ervas utilizadas para este propósito é óbvio que a proteção é (e tem sido) de extrema preocupação para muitas pessoas. A maioria das ervas de proteção mencionadas neste livro é geral em seus efeitos; elas protegem seus portadores contra ataques físicos e psíquicos; ferimentos, acidentes, veneno, mordida de cobra, raios, espíritos ruins, mal olhado, etc. Em outras palavras, elas são ervas de proteção de modo geral. Naturalmente, elas não vão fazer você se sentir melhor se alguma coisa acontecer as ervas de proteção devem ser preventivas. Isto não significa que se usar uma raiz de proteção ou carregar um sachê você vai pela passar pela vida desimpedido de aborrecimentos. Entretanto, carregar algumas destas ervas certamente lhe ajudará a proteger-se de situações potencialmente prejudiciais. No mundo atual devemos nos proteger com todas as coisas que estiverem disponíveis. As ervas de proteção são um desses meios. Elas criam um tipo de campo de proteção ao redor da casa, posses ou de si mesmo. Quando carregadas elas também aumentam a eficácia das defesas naturais do seu corpo Cada planta é abrangida por uma variada quantidade de informações. Por conveniência muitas destas informações foram resumidas na forma mais breve possível. Embora a metade de cada listagem seja uma recitação de nomenclatura, regentes planetários e elementais, etc. Aqui vai uma breve explicação sobre cada um deles: A primeira lista é do Nome Comum, que normalmente é o nome pelo qual a erva é mais conhecida. A seguinte é o Nome Científico, tanto para os gêneros quanto para as espécies (se forem conhecidos). Isto é de extrema importância, pois diversas ervas compartilham nomes comuns e podem ser facilmente confundidas umas com as outras. Com esta informação você pode fazer a identificação exata da erva sem cometer enganos. A Regência Planetária da planta vem em seguida se for conhecida. Embora este não seja o lugar para explicar a magia planetária dos corpos siderais (incluindo o Sol e a Lua) tem sido há muito tempo associados com os mais variados tipos de necessidades mágicas. Aqui vai uma lista rápida: SOL: Assuntos Legais, Cura, Proteção. LUA: Sono, Sonhos Proféticos, Fertilidade, Paz, Cura. MERCÚRIO: Poderes Mentais, Adivinhação, Poderes Psíquicos, Sabedoria. VÊNUS: Amor, Amizade, Fidelidade, Beleza, Juventude. O Elemento Regente aparece se for conhecido. A teoria dos quatro elementos, a construção dos blocos do universo (um outro método de dividir o poder) é explicada de forma mais completa no livro Magia Natural.

 FOGO:
Luxúria, Coragem, Força, Exorcismo, Proteção, Saúde.

 ÁGUA: Sono, Meditação, Purificação, Sonhos Proféticos, Cura, Amor, Amizades, Fidelidade. O uso de ervas mágicas é relativamente simples! Basta usá-las com confiança e sabedoria. Antes de utilizar uma erva como correlação mágica conheça sua estrutura morfológica, isso mesmo a parte da botânica da planta Historia das ervas As ervas têm sido usadas para curar o corpo desde os tempos pré-históricos, e o estudo das ervas medicinais data de mais de cinco mil anos, na época dos antigos sumerianos. Os remédios de ervas são um sustentáculo na medicina tradicional chinesa, e o livro de ervas mais antigo de que se tem conhecimento é o chinês pen-ts'ao, escrito pelo imperador shen-nung (3737 - 2697 a.c.). estão registrados nesse livro mais de 300 preparados com ervas medicinais. os antigos egípcios também usaram remédios de ervas, e, de acordo com um registro antigo chamado papiro ebers, houve perto de 2.000 doutores em ervas praticando sua arte no egito por volta do ano 2.000 a.c. foram encontrados livros sobre ervas dos antigos gregos, que estudaram suas qualidades medicinais e registraram muitas observações. segundo o filósofo grego, botânico e autor teofrasto, mais de 300 ervas medicinais cresciam no jardim de aristóteles. no primeiro século da era cristã, o primeiro tratado europeu sobre as propriedades e uso medicinal das ervas foi compilado por dioscórides, médico grego. a cura pelas ervas foi rito importante em várias religiões pré-cristãs. referências que se repetem aparecem até nos antigo e novo testamentos da bíblia, independente do fato de a igreja cristã primitiva ter preferido a cura pela fé à prática formal da medicina, a qual tentou proibir. as tribos indígenas da américa do norte utilizavam ervas tanto para curar como para a prática da magia e descobriram utilidade para quase todas as plantas nativas. seu conhecimento inestimável dae inúmeros medicamentos botânicos foi passado para os colonizadores brancos europeus nos estados unidos e no canadá. no ano de 1526, o anônimo grete herball foi o primeiro livro sobre ervas publicado em língua inglesa. em 1597, surgiu um dos mais famosos livros dessa era. foi chamado de gerard's herball e era um trabalho de john gerard, cirurgião e farmacêutico inglês do rei james i. em 1640, surgiu o livro theatrum botanicum, de john parkinson, seguido de outro, sobre as influências astrológicas nas ervas, de nicholas culpepper. À medida que a química e outras ciências médicas rapidamente se desenvolveram, nos séculos 18 e 19, a medicina das ervas perdeu popularidade nos estados unidos e na europa, cedendo lugar às drogas químicas ativas e à prática da quimioterapia. atualmente, nos estados unidos, testemunha-se o ressurgimento do interesse popular pelas ervas e pelos produtos derivados, e algumas pessoas (incluindo wiccanianos, os seguidores da nova era e os que se voltam para a natureza) estão começando a se afastar dos medicamentos artificialmente preparados da sociedade moderna para buscar os métodos mais naturais e antigos da cura. as ervas são naturais. muitas podem ajudar a prevenir e a curar doenças. e, para muitas doenças, a cura da mãe natureza pode ser muito melhor do que as pílulas sintéticas de sabor desagradável produzidas pelo homem e que proporcionam alívio temporário dos smas, mas não erradicam a causa da doença. Nota muitas doenças atuais precisam dos métodos atuais de tratamento. no caso de condições emocionais ou físicas crônicas ou sérias, recomenda-se algum tratamento médico profissional a ser imediatamente procurado. muitos wiccanianos apreciam plantar seus próprios jardins de ervas; entretanto, a maioria das ervas medicinais (e mágicas) pode ser obtida também em lojas de produtos naturais, florais, supermercados e até nas florestas ao longo das estradas, se você conhecer o que está procurando. cuidado muitas ervas são venenosas e podem causar doenças brandas ou graves e, em alguns casos, até a morte. você nunca deverá tentar colher ervas selvagens para uso medicinal, a menos que seja especialista ou esteja acompanhado de um herbalista experimentado e treinado. Um dos pontos mais explorados no reino da magia das plantas é o seu uso como elemento facilitador em determinadas situações de nossas vidas. Esse uso é feito por meio de encantamentos e rituais que empregam, além das plantas, os minerais e os elementos animais, muitas vezes misturados em complexas fórmulas mágicas. Esses conhecimentos nos foram legados pelos herboristas, alquimistas, botânicos e sacerdotes do passado. Seus conhecimentos por vezes se perderam, restando apenas informações dispersas e pouco consistentes que ainda assim provocam grande curiosidade na maioria das pessoas.

 ALGUNS USOS ENCANTATÓRIOS DAS PLANTAS
 Como afrodisía cocravo-da-índia, baunilha, canela, camélia, cardamomo, coentro, levístico, pimenta-da-jamaica, pimentas cápsico, laranja-azeda, flor de datura, abrótano, jasmim, ilangue-ilangue, pimenta-do-reino, patchouli, sálvia esclaréia, sândalo, rosa. Para ajudar na meditação ênula, zimbro, bálsamo-de-tolu, ciperácea, sálvia esclaréia, giesta, glicínia, sândalo, cálamo-aromático, magnólia, mirra. Para atrair sorte canela, jasmim, lótus, jacinto, baunilha, cumaru, gerânio, noz-moscada, bergamota, cipreste. Para atrair sucesso e promoção na carreira azaléia, cravo-de-defunto, olíbano, hortelã-pimenta, erva-cidreira, hissopo. Para atrair um amor ervilha-de-cheiro, lótus, jacinto, baunilha, bétula, camélia, coentro, lírio-florentino, rosa, cumarina, laranja-azeda. Para estimular a clarividência açafrão, capim-limão, louro, anis-estrelado. Para estimular a mente Babosa, aipo, cânfora, ênula, zimbro, anis-estrelado, estoraque, funcho, madressilva, cacto, cálamo-aromático, gengibre. Para estimular sonhos proféticos peônia, mimosa, amarílis, giesta. Para limpar os ambientes de energia negativa cânfora, comigo-ninguém-pode, guiné, arruda, alecrim, espada-de-são-jorge. Para melhorar as finanças camomila, olíbano, alfazema, erva-cidreira, cedro, hissopo, cipreste, abóbora. Para promover amizade servilha-de-cheiro, urze, citronela, erva-cidreira, cumarina. Para proteger contra magia negra e negatividade alecrim, louro, jasmim, cenoura, violeta, hortelã-pimenta, verbena, assa-fétida, gerânio, manjericão, patchouli, hissopo, noz-moscada, bergamota. Para purificar os altares e untar equipamentos ritualísticos  falsa-acácia, flor de maracujá, jacinto, benjoim, rosa, sálvia, mirra. Para trazer paz e harmonia às relações gardênia, alfazema, narciso, urze, violeta, hissopo. As ervas mais esotéricas podem ser obtidas, nos Es­tados Unidos, em lojas que vendem artigos ocultistas ou por reembolso postal (ver meu livro, The Magick Candie-buming para uma lista alfabética atualizada de fornece­dores

ERVAS RITUAUSTICAS TRADICIONAIS DOS SABÁS. SABÁ CANDLEMA Sangélica, manjericão, louro, benjoim, quelidônia, urze, mirra e todas as flores amarelas

SABÁ DO EQUINÓCIO DA PRIMAVERA
bolota, quelidônia, cin-co-folhas, crocus, narciso, comiso, lírio-da-páscoa, ma­dressilva, íris, jasmim, rosa, morango, atanásia e violetas.

SABÁ BELTANE
amêndoa, angélica, freixo, campainha, cin-co-folhas, margarida, olíbano, espinheiro, hera, lilás, malmequer, barba-de-bode, prímula, rosas, raiz saty-rion, aspérula e primaveras amarelas.

 SABÁ DO SOLSTÍCIO DE VERÃO
 camomila, cinco-folhas, sa­bugueiro, funcho, cânhamo, espora, lavanda, feto masculino, artemísia, pinho, rosas, erva-de-são-joão, tomilho selvagem, glicínia e verbena.

SABÁ LAMMAS
flores da acácia, aloé, talo de milho, ciclame, feno grego, olíbano, urze, malva-rosa, murta, folhas do carvalho, girassol e trigo.

SABÁ DO EQUINÓCIO DO OUTONO
bolota, áster, benjoim, fetos, madressilva, malmequer, plantas de sumo lei­toso, mirra, folhas do carvalho, flor do maracujá, pinho, rosas, salva, selo-de-salomão e cardo.

SABÁ SAMHAIN
bolotas, giesta, maçãs, beladona, dictamo, fetos, linho, fumaria, urze, verbasco, folhas do carva­lho, abóboras, sálvia e palha.

SABÁ DO SOLSTÍCIO DE INVERNO
 louro, fruto do loureiro, cardo santo, cedro, camomila, sempre-viva, olíbano, azevinho, junípero, visco, musgo, carvalho, pinhas, alecrim e sálvia.

 PLANTIO DAS ERVAS LUNARES
 Um número cada vez maior de Bruxos está cultivando as suas próprias ervas, seja em fazenda, pequeno jardim nos fundos ou alguns vasos de flores na janela da cozinha, e os resultados são sempre favoráveis quando elas são plantadas em harmonia com a Mãe Natureza. A fase da lua e o signo do zodíaco em que a lua se encontra quando a erva é plantada são extremamente importantes. A maioria das ervas deve ser plantada du­rante a lua nova ou na lua crescente e no signo de Câncer, Peixes ou Escorpião. São exceçoes

ALHO:
plantar durante a lua cheia ou crescente no signo de Escorpião ou Sagitário.

SALSA: plantar durante a lua nova no signo de Peixes, Câncer, Libra ou Escorpião.

SÁLVIA:plantar durante a lua cheia no signo de Peixes, Escorpião ou Câncer.

VALERIANA: plantar durante a lua nova ou crescente no signo de Gémeos ou Virgem. Os compostos devem ser iniciados quando a lua min­guante estiver nos signos de Aquário, Aries, Gémeos, Leão ou Virgem. A melhor época para fertilizar ou transplantar é quando a lua crescente está nos signos de Câncer, Peixes ou Escorpião. Consulte sempre um calendário lunar atualizado an­tes de plantar as ervas, e evite plantar no primeiro dia da lua nova ou no primeiro dia da lua crescente

 ERVAS DOS DEUSES Essas ervas são sagradas para os deuses e deusas cujos nomes aparecem após cada uma delas.

ACÁCIA: Al-Ozza, Buda, Neith e Osíris.

ACÔNITO: Hécate e Medeia.

PITEIRA: Mayauel.

ERVA-FÉRREA: Hércules.

ANÉMONA: Adónis, Afrodite e Vénus.

ANGÉLICA: Atlantis e Michael.

ANIS: Apoio e Mercúrio.

ÁSTER: todos os deuses e deusas pagãos.

AZALÉIA: Hécates.

CEVADA: Odin.

MANJERICÃO Erzulie, Krishna, Lakshmi e Vishnu.

 BELADONA: Atropos, Bellona, Circe e Hécate.

BENJOIM: Afrodite, Mut e Vénus.

ABRUNHEIRO: a Deusa Tripla no Seu aspecto escuro e protetor.

 ERVAS DOS DEUSES Essas ervas são sagradas para os deuses e deusas cujos nomes aparecem após cada uma delas.

 ABRUNHEIRO: a Deusa Tripla no Seu aspecto escuro e protetor.

ABSINTO: Artemis, Diana, a Grande Mãe e todas as ninfas pagãs da Rússia.

 ACÁCIA: Al-Ozza, Buda, Neith e Osíris.

 ACÔNITO: Hécate, Medeia e associado a Cérbero.

AGRIPALMA: várias figuras de Deusas-Mãe.

 ALFACE: Adónis.

ALHO: Hécate e Marte

ALQUEMILA (espécie de orquídea): várias Deusas da Terra e associada a Virgem Maria dos mitos cristãos.

AMENTILHO: Bast e Sekhmet.

AMOREIRA: Minerva e associada à lenda clássica dos amantes babilónios, Piramus e Thisbe.

 ANÉMONA: Adónis, Afrodite e Vénus.

ANGÉLICA: Atlantis e Michael. ANIS: Apoio e Mercúrio.

ARRUDA: Marte ARTEMÍSIA: Artemis, Diana e associada à lenda medieval de João Batista.

ÁSTER: todos os deuses e deusas pagãos.

ATANÁSIA: associada à Virgem Maria e à lenda clássica de Ganimede.

AZALÉIA: Hécate.

AZEDINHA: todas as Deusas Triplas e associada a São Patrício.

AZEVINHO: Hei, Mãe Holie e o Deus Chifrudo nos seus aspectos minguantes do ano.

BAMBUS: Inanna e Pa.

BELADONA: Atropos, Bellona, Circe e Hécate.

 BELDROEGA: Hermes.

BENJOIM: Afrodite, Mut e Vénus.

CANA-DE-AÇÜCAR: Cupido, Eros e Kama.

CARDO: Thor e associado à Virgem Maria

CARDO SANTO: Pa.

CAMOMILA: Kamayna.

CANDELÁRIA: Afrodite e Vénus.

 CENTÁUREA AZUL: Flora, e associada aos mitos de Cyanus e Quíron.

 CENTÁUREA-MENOR: o centauro Quíron.

CENTEIO: Ceres.

CEVADA: Odin.

CORNISO: Consus.

CROCOS: Afrodite e Vénus.

DENTE-DE-LEÃO: Erigida.

DICTAMO: Diana, Osíris e Perséfone.

 ÊNULA: Helena.

 ERVA-FÉRREA: Hércules.

ESTRAGÃO: Lilith.

ESTRAMÔNIO: Apoio, Chingichnich e Kwawar.

ESPINHEIRO: Hymen.

EUFRÁSIA: Eufrósina.

FUNCHO: Adónis.

FENO GREGO: Apoio.

FETOS: Kupala.

FETO DA AVENCA CABELO-DE-VÊNUS: Dis, Kupala e Vénus.

 FRAMBOESA: Vénus.

 GIESTA: Blodeuwedd.

 GIRASSOL: Apoio e Deméter.

HELIOTROPO: Apoio, Helios, Ra, Sol e todos os Deuses Solares.

HERA: Attis, Baco, Dionísio, Dusares e Osíris.

 HORTELÃ-PIMENTA: Zeus. ÍRIS: Hera, Hórus, Íris e Ísis.

JACINTO: Apoio, Artemis e Jacinto.

JASMIM: Diana.

JUNCOS: Acis

 LAVANDA: Hécate, Saturno e Vesta.

LINHO: Hulda. LÍRIO: Astarte, Hera, Juno, Lilith e Ostara.

LISIMÁQUIA: Kupala.

LÓTUS: Brahma, Buda, Cunti, Hermes, Hórus, Ísis, Juno, Kuan-Yin, Lakshmi, Osíris, Padma, Tara e associado ao mito de Lote e Priapo.

 LUNÁRIA: Aah, Artemis, Diana, Hina, Selene, Sin, Thoth e todas as deidades lunares.

 MANJERICÃO Erzulie, Krishna, Lakshmi e Vishnu.

 MARGARIDA: Afrodite, Artemis, Belides, Freya, Thor, Vé­nus, Zeus e associada a Maria Madalena, São João e Santa Margarida da Etióquia.

 MANDRÁGORA: Afrodite, Diana, Hécate, Saturno e associada a Circe e à lendária feiticeira teutônica Virgem Airauna.

MARROIO BRANCO: Hórus.

MALMEQUER: Xochiquitzal.

MANJERONA: Afrodite e Vénus.

MENTAS: Dis, Hécate, Mintha e associada à lenda clássica da ninfa Menthe.

 MORANGO: Freya, Frigga, Vénus e associado à Virgem Maria dos mitos cristãos.

 MILEFÓLIO: o Deus Chifrudo dos Bruxos e associado ao herói grego Aquiles.

 MUSGO: Tapio.

NARCISO: Prosérpina.

NARCISO: Dis, Hades, Narciso, Perséfone e Vénus. NENÚFAR: Surya e todas as ninfas aquáticas. ORQUÍDEA: Baco e Orchis.

PAPOULA: Ceres, Diana e Perséfone.

PEÔNIA: associada à lenda de Peônio.

PERVINCA: Afrodite.

PIMPINELA BRANCA: Kupala.

 POEJO: Deméter.

 PRÍMULA: Freya e Paralisos.

PITEIRA: Mayauel.

PRÍMULA: Freya.

RAIZ DE ÍRIS: Afrodite, Hera, Ísis e Osíris.

 ROSA: Afrodite, Aurora, Chioris, Cupido, Deméter, Érato, Eros, Flora, Freya, Hathor, Holda, Ísis, Vénus e as­sociada à Virgem Maria dos mitos cristãos.

SALSA: Afrodite, Perséfone, Vénus e associada à morte e ao diabo dos mitos cristãos.

 SÁLVIA: Consus e Zeus.

SÂNDALO: Vénus.

SELO-DE-SALOMÃO: Vor e associado ao lendário rei Salo­mão, de Israel.

SEMPRE-VIVA DOS TELHADOS: Júpiter e Thor.

TANCHAGEM: Vénus.

TREVO: Trefuilngid Tre-Eochair.

 TRIFÓLIO: Olwen.

 TUSSILAGEM: Epona.

 URZE: Ísis e Vénus Ericina.

VERBASCO: Circe e Ulisses.

VIMEIRO: Hécate.

VISCO: Júpiter, Odin, Zeus e associado aos mitos de Balder e Eneas.

VERBENA: Diana e Hermes.

VERVENA: Aradia, Cerridwen, Deméter, Diana, Hermes, Ísis, Juno, Júpiter, Marte, Mercúrio, Perséfone, Thor e Vénus.

VIOLETA: Afrodite, Attis, Io, Vénus, Zeus e associada à Virgem Maria.
 


 ERVAS QUE ACURAM A lista que se segue dos males físicos comuns e as várias ervas usadas ao longo dos tempos para tratá-los é aqui incluída apenas para exemplificar o poder curador das ervas utilizadas pêlos Bruxos, xamãs e curandeiros. Não pretende ser um guia completo do auto-tratamento com ervas (os métodos de tratamento não são descritos). Em caso de qualquer doença física ou emergência médica, você deverá buscar tratamento médico imediatamente.

 ACNE: agrimônia, bardana, camomila, amor-de-hortelão, dente-de-leão, sabugueiro, noz-inglesa, feijão roxo, lavanda, frutos do visco, valeriana, morango-silvestre.

ALCOOLISMO: angélica, cânhamo, pimenta-caiena, matricária, gengibre, selo-dourado, tomilho, maracujá, quássia, groselha-vermelha, jasmim-amarelo.

 ANEMIA: alfafa, alcachofra, bérberis, amora-preta, beca-bunja, pimpinela, cebolinha, confrey, dente-de-leão, ênula, feno, grego-fumária, genciana, hera-rasteira, líquen-islandês, artemísia, malvaísco, milefólio, urti­ga, quássia, erva-de-são-joão, espinafre, cálamo, to­milho, agrião.

 ARTEROSCLEROSE (ENDURECIMENTO DAS ARTÉRIAS): arni­ca, alcachofra, cerefólio, dedaleira, alho, espinheiro, visco, noz-moscada, azeitona, cebola, amor-perfeito, arruda, bolsa-de-pastor, agrião, erva-de-feiticeira.

ARTRITE: amieiro, alfafa, aloé, fruto do loureiro, groselha-preta, álamo-preto, fava-dos-pântanos, bardana, bo-tão-de-ouro, pimenta-caiena, morrião-dos-passarinhos, confrey, casca de amora silvestre, filipêndula; violeta-de-jardim, alho, lúpulo, rábano silvestre, juní-pero, kava-kava, perpétua, açafrão-do-campo, barba-de-bode, acônito, azevinho-do-monte, caruru-de-cacho, briônia-vennelha, salva, sassafrás, repolho, atanásia, tomilho, salgueiro, pírola, erva-de-feiticeira, absinto.

ASMA BRÔNQUICA: amêndoa, anis, copo-de-leite, assafétida, erva-cidreira, betônica, erva-impigem, vervena-azul, eupatório, bardana, goma-da-califórnia, cânha­mo, quelidônia, raiz de amora silvestre, tussilagem, confrey, cubeba, margarida, urtiga-de-anão, casca de sabugueiro, ênula, eucalipto, matricária, alho, hera-rasteira, amor-perfeito, marroio comum, rábano sil­vestre, hissopo, tabaco-indiano, estramônio, alface, lobélia, ligústica, imperatória, erva-leitosa, verbasco, mirra, urtiga, chá-de-nova-jersey, salsa, peônia, cinza-de-espinheiro, faia-preta, trevo a vermelho, pal-meira-serra, repolho, verónica, espicanardo, drósera, verbena, agrião, cereja-preta silvestre, manjerona sil­vestre, erva-santa.

 BOLHAS DE CRIANÇAS: angélica, bérberis, calêndula, alho, espinheiro, rábano silvestre, alquemila, milefólio, vis­co, artemísia, cebola, sálvia, cardo-de-são-benedito, bolsa-de-pastor, nabo, agrião.

BRONQUITE: angélica, anis, assafétida, cevada, uva-ursina, betônica, bago do mirtilo, álamo-preto, fava-dos-pântanos, erva-impigem, borragem, botão-de-ouro, ataria, aipo, morrião-dos-passarinhos, trevo, cravo-da-índia, tussilagem, confrey, prímula, cubeba, dente-de-leão, ênula, eucalipto, funcho, matricária, violeta-de-jardim, alho, selo-dourado, hera-trepadei-ra, urze, cânhamo, marroio, castanha-da-índia, Uquen-islandês, líquen-irlandês, estramônio, sanguinária, alquemila, lavanda, alcaçuz, lobélia, ligústica, pulmo-nária, malvaísco, serpão, azevinho-da-montanha, orelha-de-macaco, verbasco, chá-da-nova-jersey, ce­bola, raiz de lírio, amor-perfeito, pessegueiro, tancha-gem, pleuris, prímula, rabanete, trevo-vermelho, arruda, açafrão, sálvia, erva-de-são-joão, sândalo, se-gurelha, repolho, olmo, verónica, abeto-vermelho, drósera, mirra-doce, manjerona-doce, verbena, agrião, erva-santa.

CÂIMBRAS: angélica, anis, bálsamo, beladona, betônica, sabugueiro-preto, pimpinela-branca, botão-de-ouro, calêndula, alcaravia, pimenta-caiena, quelidônia, ca­momila, coentro, prímula, casca de amora silvestre, margarida, endro, funcho, alho, meimendro, alquemila, lavanda, manjerona, imperatória, milefólio, agri-palma, hortelã-pimenta, rabanete, rosa, alecrim, arruda, segurelha, erva-prata, tonúlho, valeriana, menta-aquática, inhame-selvagem, pírola, aspérula, absinto.

CÂIMBRAS MUSCULARES E ESPASMOS: arnica, óleo de euca­lipto, hortelã-pimenta.

 CASPA: piteira, camomila, hera-inglesa, feno-grego, figuei­ra, malvaísco, oliveira, quássia, alecrim, salgueiro.

CATARRO: cardo-santo, borragem, raiz de selo-dourado, língua-de-cão.

CÓLICA: angélica, anis, assafétida, cravoila, gatária, ca­momila, gengibre, hortelã-pimenta, alecrim, arruda, raiz de unicórnio.

CONDIÇÕES NERVOSAS: amendoeira, assafétida, bálsamo, betônia, borragem, gatária, aipo, camomila, espi­nheiro, meimendro, lúpulo, cachimbo-de-índio, jas­mim, lírio-do-vale, agripalma, louro-da-montanha, chá-de-nova-jersey, oliveira, amor-perfeito, maracu­já, hortelã-pimenta, pervinca, rainha-do-pântano, alecrim, arruda, sálvia, erva-de-são-joão, segurelha, scutellaricL) repolho, abeto-vermelho, tomilho, valeriana, verbena, inhame-bravo, hamamélis, aspérula, absinto.

CONSTIPAÇÃO: piteira, amieiro, aloé, aspargo, manjericão, espadana-azul, eupatório, briônia, fava-dos-pântanos, bardana, evônimo-da-américa, nogueira-branca, mamona, quelidônia, centáurea, morrião-dos-passa-rinhos, chicória, pepino, dente-de-leão, apócino, mercúrio-de-cão, olmo, matricária, figueira, linhaça, fumitória, selo-dourado, trepadeira de cerca, mar-roio-branco, hissopo, espora, alcaçuz, óleo de linhaça, magnólia, mandrágora, malvaísco, artemísia, amo­reira, oliveira, caruru-de-cacho, prímula, linho pur­gante, rabanete, sabugueiro-vermelho, ruibarbo, sorveira-brava, sálvia, bolsa-de-pastor, erva-sabão, azeda, eufórbio, tamarindo, evônimo, nozes, labaça-da-água, freixo-branco, absinto.

CONTUSÕES: aloé, arnica, bálsamo-de-meca, erva-mora, vidoeiro, sabugueiro-preto, bardana, pimpinela-branca, calêndula, aipo, confrey, urtiga anã, feno-grego, figueira, linho, violeta-de-jardim, vara-doura-da, erva-roberto, língua-de-cão, hissopo, louro, perpé­tua, liabélia, manjerona, malvaísco, artemísia, urtiga, quiabo, oliveira, poejo, prímula, faia-preta, erva-de-são-joão, selo-de-salomão, catinga-de-mula-ta, tomilho, salgueiro, pírola, avelã-de-feiticeira, ab­sinto, erva-santa.

DIABETES: alcachofra, bago domirtilo, centáurea, chicória, dente-de-leão, urtiga-anã, ênula, feno-grego, linho, arruda-de-bode.juníparo, alface, núlefólio, urtiga, ce­bola, rainha-do-pântano, palmito-serra, selo-de-salo­mão, gerânio-pintado, sumagre, framboesa-vermelha silvestre, pírola.

DIARREIA: acácia, agrimônia, raiz de alume, amaranto, maçã, avenca, bérberis, manjericão, fruto do loureiro, erva-benta, betônica, bago do mirtilo, bistorta, erva- leitosa amarga, amieiro-preto, amora-preta, grose-lha-preta, nogueira-preta, calêndula, cânfora, cenou­ra, gatária, camomila, cinco-folhas, tussilagem, aquilégia, confrey, gerânio, labaça, filipêndula, alho, gengibre, vara-dourada, hera-trepadeira, erva-roberto, castanha-da-índia, menta, cauda-de-cavalo, língua-de-cão, hissope, líquen-islandês, árvore-de-judas, sanguinária, alquemila, perpétua, lisimáquia, pulmo-nária, garança, magnólia, barba-de-bode, agripalma, verbasco, amor-perfeito, hortelã-pimenta, pervinca, ficaria, tanchagem, romã (casca), alfena, rabanete, sabugueiro-vermelho, ruibarbo, sorveira-brava, sal­va, erva-de-sao-joão, segurelha, bolsa-de-pastor, er-va-prata, olmo, sumagre, tormentilho, vervena, cravoila-aquática, árvore-de-cera, casca de carvalho-branco, casca de salgueiro, erva-de-feiticeira, hama-méiis, vulnerária.

DIFTERIA: lobélia. DISENTERIA: cravoila, fruto do loureiro, amora-preta, er-va-impigem, gatária, confrey, funcho, alteia, erva-de-são-joão.

DISTÚRBIOS ESTOMACAIS: camomila, goma, malmequer, menta, hortelã-pimenta, alecrim, olmo, azeda, vale-riana, milefólio.

DISTÚRBIOS FEMININOS: bérberis, trílio, tasneirinha, selo-dourado, milefólio, poejo, trílio-púrpura, erva-de-san-tiago, arruda, bolsa-de-pastor, erva-estrela, bico-de-cegonha, catinga-de-mulata, núlefólio.

DOENÇAS CARDÍACAS: acônito, angélica, arnica, aspargo, bálsamo, bérberis, betônica, bostorta, heléboro-preto, erva-impigem, borragem calêndula, cânfora, caiena, prímula, luva-da-raposa, espinheiro, alquemila, limão, lírio-do-vale, milefólio, visco, agripalma, artemísia, prímula, alecrim, arruda, açafrão, erva-de-são-joão, bolsa-de-pastor, erva-prata, valeriana, evônimo, as-pérula, semente de absinto.

 DOR DE CABEÇA: angélica, anis, bálsamo, manjericão, betônica, vidoeiro, camomila, cânhamo, gafaria, centáu­rea, trevos, filipêndula, ferrugem, eufrásia (vermelha), funcho, matricária, gengibre, hera-trepadeira, hena, lúpulo, hera, alquemila, lavanda, lírio-do-vale, alteia, barba-de-bode, visco, artemísia, poejo, hortelã-pimenta, prünula, rosa, alecrim, arruda, sálvia, segurelha, bolsa-de-pastor, cardo, verbena, vervena, salgueiro-branco, pírola, aspérula, absinto, erva-santa.

DOR DE DENTE: angélica, bálsamo, pimpinela-branca, ca­momila, trevo, canabrás, gridélia, lúpulo, lavanda, verbasco, mirra, poejo, pervinca, freixo-espinhento, rosa, sassafrás, segurelha, mirra-doce, manjerona-doce, catinga-de-mulata, milefólio.

 DOR DE GARGANTA: agrimônia, groselha-preta, estrela-brilhante, bardana, confrey, gengibre, marroio-branco, limão, ligústica, malva, mirra, raiz de lírio, rosa, sassafrás, segurelha, olmo, frângula, sumaque, veró­nica.

DOR DE OUVIDO: louro, alcaravia, camomila, alho, verbasco, cebola, gengibre-silvestre, milefólio.

DORES MENSTRUAIS: gatária, camomila, gengibre, agripalma, poejo, mirra-doce.

DORES MUSCULARES E DORES: folhas de arbor vitae, pimenta-caiena, hortelã-pimenta.

ECZEMA: babosa, folhas de alcachofra, folhas de amora-preta, erva-impigem, flores de giesta, bardana, botào-de-ouro, quelidônia (maior), chicória, dente-de-leão, ènula, amor-perfeito, marroio-branco, lavanda, mal­mequer, alteia, uva-da-montanha, urtiga, milefólio.

ENVENENAMENTO POR HERA: plantas de goma, impatiens pailida, estramônio, artemísia, feto-doce, erva-santa. EPILEPSIA: alho, amor-perfeito, lobélia, malmequer, visco, artemísia, valeriana.

FEBRE: acônito, angélica, maçã, cravoila, bálsamo-de-me-ca, bérberis, manjericão, vidoeiro, língua-de-passari-nho, groselha-preta, sabugueiro-preto, álamo-preto, abrunheiro, cardo-santo, eupatório, borragem, fava-dos-pântanos, pimpinela-branca, botão-de-ouro, ca-lêndula, carlina, gafaria, pimenta-caiena, cinco- folhas, prímula, dente-de-leão, rabo-de-cào, comiso, fílipên-dula, flores de sabugueiro, hera-inglesa, carvalho-in-glês, eucalipto, eríngio-feno, grego, violeta-de-jardim, ginseng, arruda-de-bode, marroio-branco, hissopo, cachimbo-de-índio, artemísia, limão, perpétua, lobélia, ligústica, magnólia, mandrágora, malmequer, imperatória, barba-de-bode, milefólio, agripalma, azevinho-das-montanhas, oliveira, maracujá, poejo, ficaria, casca de romã, faia-preta, quássia, framboesa, sabugueiro-vermelho, sálvia, sândalo, salsaparrilha, sas-safrás, morango, sumagre, tormentilho, raiz de cobra-da-virgínia, evônimo, carvalho- branco, casca de salgueiro, pírola, absinto, milefólio, erva-santa.

FEBRE TIFÓIDE: sálvia, olmo

. FERIMENTOS: aloé-vera, amaranto, arnica, betônia, erva-bicha, bistorta, amora-preta, botão-de-ouro, calêndula, carlina, amentilho, camomila, trevo, licopódio, confrey, prímula, ciclâmem, dente-de-leão, escrofulária, linho, genciana, vara-dourada, selo-dourado, men­ta, cavalinha, sempre-viva-dos-telhados, alquemila, lariço, limão, tuia, pulmonária, bálsamo-da-montanha, cebola, cacto pountia, amor-perfeito, papaia, tan-chagem, álamo, amieiro-espinhento, erva-de-são-joão, sanícula, olmo, selo-de-salomão, goma-doce, plátano, vervena, pinheiro-branco, lírio-branco-do-lago, margarida-silvestre, índigo-silvestre, salgueiro, hamamé-lis, vulnerária, erva-santa.

GASTROENTERITE: cravoila, bálsamo, manjericão, palha (amarela), bago do mirtilo, bistorta, groselha-preta, cálamo-azul, flores de giesta, fava-dos-pântanos, cen táurea, camomila, trevos, tussilagem, ênula, eufrásia (vermelha), cinco-em-rama, alho, hissopo, sanguiná­ria, artemísia, alquemila, alcaçuz, lisimáquia, alteia, milefólio, verbasco, hortelã-pimenta, tanchagem, sal­va, cardo-de-são-benedito, erva-de-são-joão, segure-slha, erva-prata, cálamo, tomilho, menta-da-água, morango-silvestre, segurelha-de-inverno, erva-de-feiticeira, azedinha.

GOTA: betônia, vidoeiro, dulcamara, erva-moura, mostar-da-preta, fava-dos-pântanos, bardana, aipo, camomi­la, confrey, fílipêndula, genciana, rábano silvestre, estramônio, kava-kava, açafrão-do-campo, barba-de-bode, acônito, azevinho-das-montanhas, urtiga, poejo, faia-preta, erva-de-são-joão, salsaparrilha, sassafrás, verónica, catinga-de-mulata, agrião, mostarda-bran-ca, salgueiro, erva-de-feiticeira, erva-mate.

GRIPE: bálsamo, vidoeiro, amora-preta, cardo-santo, bor­ragem, pimpinela-branca, nogueira-branca, calêndula, cinco-folhas, trevo, tussilagem, fílipêndula, sabugueiro, alquemila, lavanda, alteia, barba-de-bode, amor-perfeito, hortelã-pimenta, raiz de pulmo-nária, prímula, alecrim, sálvia, milefólio.

HAUTOSE (MAU HÁLITO): anis, maça, erva-benta, alcaravia, canela, trevos, endro, feno-grego, selo-dourado, tuia, ligústica, mirra, salsa, hortelã-pimenta, alecrim, sálvia.

HEMORRÓIDAS: aloé, amaranto, fruto do loureiro, vidoeiro, bardana, pimpinela-branca, camomila, sabugueiro, selo-dourado, madressilva, castanha-da-índia, cava-linha, sempre-viva-dos-telhados, limão, pulmonária, milefólio, urtiga, cebola, tanchagem, ficaria, caruru-de-cacho, álamo, selo-de-salomão, cereja-preta silves­tre, hamamélis, labaça-amarela.

HEPATITE: agrimônia, dente-de-leão, labaça, quelidônia-maior.

 HERPES: erva-impigem, calêndula.

HIDROPISIA: alho, espinheiro, mandrágora.

ICTERÍCIA: agrimônia, bardana, quelidônia, dente-de-leão, grama-da-praia, salsa, erva-de-são-joã.

INDIGESTÃO: angélica, anis-bálsamo, mostarda-preta, cardo-santo, genciana-azul, fava-dos-pântanos,
 alcara-via, pimenta-caiena, camomila, confrey, coentro, maisena, cubeba, dente-de-leão, endro, eucalipto, funcho, matricária, alho, selo-dourado, grindélia, lú­pulo, pimenta-de-eavalo, hissope, junípero, lavanda, tuia, ligústica, magnólia, milefólio, artemísia, noz-moscada, papaia, salsa, hortelã-pimenta, ruibarbo, alecrim, açafrão, salva, barba-de-bode, sândalo, sanícula, segurelha, hortelã, mirra-doce, cálamo, valeria-na, gengibre-silvestre, segurelha-de-inverno, absinto, erva-boa.

INFECÇÕES RENAIS: trevo, dente-de-leão, grama-da-praia, bastão dourado, quelidônia-maior, cavalinha, raiz de salsa.

INFLAMAÇÃO: arnica, borragem briônia, pimpinela-branca, camomila, morrião-dos-passarinhos, chicória, tussi­lagem, confrey, feno-grego, ginseng, selo-dourado, go­ma, trepadeira de cerca, lúpulo, lobélia, acônito, artemísia, verbasco, caruru-de-cacho, sândalo, salsa-parrilha, olmo, selo-de-salomão, catinga-de-mulata, salgueiro, pírola e hamamélis.

 INSÓNIA: cânhamo, gafaria, camomila, trevo, dente-de-leão, endro, urze, lúpulo, raiz-nervosa, maracujá, prímula, alecrim, scutellaria aspérula.

INVEJA: camomila, gengibre, hortelã-pimenta.

LACTAÇÃO: angélica, anis, manjericão, erva-leitosa amar­ga, borragem, pimpinela-branca, funcho, fraxinela, arruda-de-bode, lúpulo, líquen islandês, lavanda, sal­sa, framboesa-silvestre.

LEPRA: olíbano, alho, mirra.

 LEUCORRÉIA: bálsamo, uva-ursina, bistorta, nogueira pre­ta, centáurea, confrey, cubeba, feno-grego, selo-dou­rado, marroio-hranco, junípero, kava-kava, alquemila, perpétua, magnólia, mil-folhas, mirra, tanchagem, erva-de-santiago, sálvia, erva-de-sao-João, olmo, su-maque, catinga-de-mulata, tormentilha, árvore-de-cera, pírola, absinto.

MENOPAUSA: bálsamo, erva-bicha, espinheiro, lúpulo, alquemila, raiz-da-vida, mil-folhas, visco, agripalma, artemísia, alecrim, arruda, bolsa-de-pastor, valeria-na, aspérula, absinto.

 NÁUSEA: arnica, aspargo, bálsamo, bálsamo-de-meca, ce­vada, manjericão, cálamo, calêndula, alcaravia, ca­momila, trevo, gengibre, ginseng, selo-dourado, lúpulo, menta, lavanda, poejo, hortelã-pimenta, faia-preta, salva, segurelha, hortelã, valeriana, inhame-bravo, betônia, aspérula.

NEVRALGIA: pimenta-da-jamaica, botão-de-ouro, cânha­mo, camomila, prímula, meimendro, castanha-da-ín-dia, língua-de-cão, árvore da kola, lavanda, visco, acônito, laurel-da-montanha, rainha-do-pântano, scutellaria, selo-de-salomão, valeriana, inhame bra­vo, salgueiro, aspérula, absinto, erva-mate.

OBESIDADE: maçã, bálsamo, centáurea, morrião-dos-pas-sarinhos, trevo, filipêndula, funcho, vara-dourada, hera-trepadeira, lúpulo, líquen islandês, barba-de-bode, sementes de urtiga, erva-de-são-joão, sassafrás, cocleária, agrião, salgueiro.

PARALISIA: lavanda, acônito.

 PEDRAS NA VESÍCULA: amieiro, espinheiro, alcachofra, bérberis, chicória, dente-de-leão, filipêndula, linho, ár­vore do linho, hissope, mandrágora, barba-de-bode, asclepidácea, salsa, vervena, salgueiro, aspérula.

PLEURISIA: angélica, arruda, salva, olmo, verbena.

PNEUMONIA: acônito. PRESSÃO ALTA: bérberis, erva-impigem, eupatório, cerefó­lio, trevo, ferrugem, violeta-de-jardim, alho, gengibre, espinheiro, visco, cebola, salsa, arruda, giesta-escocesa, solidéu, bico-de-cegonha, catinga-de-mulata, cereja-preta silvestre, labaça-amarela.

PROBLEMAS MASCULINOS: carlina, licopódio, sementes de melão, sementes de abóbora, óleo de açafroa, óleo de soja, sementes de girassol, germe de trigo.

QUEIMADURAS: aloé, erva-moura, bardana, ealêndula, morrião-dos-passarinhos, amor-de-hortelã, tussila­gem, confrey, pepino, gomífera, língua-de-cão, sempre-viva-dos-telhados, líquen-irlandês, alquemila, linhaça, oliveira, tanchagem, choupo, abóbora, faia-preta, semente de marmelo, sálvia, erva-de-são-joão, olmo, espadana-doce, salgueiro, avelã-de-feiticeira.

RESFRIADOS: angélica, bálsamo, betônica, bago do mirtilo, vidoeiro, sabugueiro, erva-impigem, vervena-azul, eupatório, nogueira-branca, gatária, camomila, tus­silagem, comiso (casca), perpétua, matricária, figuei­ra, galangel, alho, gengibre, ginseng, vara-dourada (cinza), hera-trepadeira, goma, marroio-branco, his-sopo, erva-indiana, louro, limão, alcaçuz, lobélia, im-peratória, milefólio, poejo, hortelã-pimenta, raiz de pleuris, espinho do freixo, rosa, açafroa, sálvia, salsa-parrilha, cheiro-verde, palmeira-serra, saponária, espicanardo, valeriana, bistorta-da-Virgínia, pinheiro-braneo, pírola, erva-de-feiticeira, absinto, mil-folhas, erva-santa.

 REUMATISMO: alfafa, pimenta-da-jamaica, aspargo, erva-bicha, erva-moura, vidoeiro-preto, sabugueiro-preto, mostarda-preta, bistorta-preta, borragem, madeira-de-buxo, bardana, carlina, aquilégia, confrey, coen­tro, prímula, dente-de-leão, filipêndula, bolota do sa­bugueiro, matricária, alho, urze, meimendro, menta, rábano silvestre, imperatória, junípero, louro, mag-nólia, açafrão-do-campo, acônito, urtiga, amor-perfei-to, caruru-de-cacho, álamo, quássia, alecrim, sorveira brava, arruda, salsaparrilha, sassafrás, scutellaria, repolho, cálamo, agrião, salgueiro, pírola, grama-de-feiticeira, absinto, erva santa, teixo.

 ROUQUIDÃO: amora-preta, groselha-preta, morrião-dos-passarinhos, tussilagem, confrey, alho, selo-dourado, líquen islandês, alcaçuz, lobélia, pulmonária, feto de avenca, alteia, chá-do-pântano, verbasco, quiabo, tanchagem, sorveira-brava, sálvia, repolho, olmo, cereja-preta silvestre.

SANGRAMENTO NASAL: milefólio.

TONSILITE: betônia, bistorta, nogueira-preta, selo-doura­do, lobélia, malva, verbasco, chá-de-nova-jersey, hor-telã-pimenta, caruru-de-cacho, sorveira-brava, sálvia, olmo, catinga-de-mulata, pinheiro-branco, sal­gueiro, hamamélis, jasmini-amarelo.

TORCEDURA: confrey, lavanda, lobélia, manjerona, malme­quer, alteia, catinga-de-mulata, acônito (arnica).

TORPOR: lavanda, visco.

TOSSE: acácia, agrimônia, amêndoa, angélica, anis, assa-fétida, bálsamo-de-meca, bago do mirtilo, trílio, erva-leitosa amarga, sabugueiro-preto, erva-impigem, borragem, quelidônia, tussilagem, confrey, sobreiro, casca de amora-silvestre, cubeba, ênula, hera-ingle-sa, prímula, linho, alho, ginseng, hera trepadeira, urze, marroio-branco, rábano-silvestre, língua-de-cão, hissopo, iïquen islandês, raiz-indiana, Uquen-irlandês, estramônio, artemísia, limão, alface, alca­çuz, lobélia, ligústica, pulmonária, avenca-cabelo-de-vênus, malvaísco, milefólio, verbasco, mirra, quiabo, cebola, raiz de lírio, amor-perfeito, tanchagem, erva-lepuris, faia-preta, rabanete, trevo-vermelho, ale­crim, arruda, açafrão, sanícula, salsaparrilha, aça­froa, repolho, olmo, espinacárdio, drósera, cardo, vervena (azul), cravoila-da-água, pinheiro-branco, cereja-preta silvestre, erva-santa, teixo.

TUBERCULOSE: agave, betônia, trílio, morrião-dos-passa-rinhos, confrey, cubeba, eucalipto, feno-grego, linho, alho, hera-trepadeira, pulmonária, mil-folhas, ver­basco, raiz de pleuris, sálvia, olmo, evônimo, agrião, árvore-de-cera, cereja-preta silvestre, erva-santa, teixo.

TUMORES: hamamélis

.ÚLCERA DE ESTÔMAGO: alfafa, alteia, angélica, amaranto, copo-de-leite, bálsamo, bálsamo-de-meca, bistorta, bardana, calêndula, morrião-dos-passarinhos, confrey, urtiga-anã, ênula, feno-grego, alho, linha-dourada, lúpulo, líquen-islandês, sanguinária, alca­çuz, gnafálio, hibisco, urtiga, quiabo, poejo, tancha-gem, sálvia, catinga-de-mulata, grama-de-feiticeira, azeda, absinto.

VARÍOLA: gafaria, malmequer, açafrão.

VEIAS VARICOSAS: bérberis, erva-benta, bistorta, urtiga cega, pimpinela-branca, calêndula, pimenta-caiena, espinheiro, castanha-da-índia, malmequer, manjerona, visco, casca de carvalho, sálvia, sassafrás, bolsa-de-pastor, catinga-de-mulata, árvore-de-cera, carvalho branco, hamamélis, azeda-silvestre.

VERTIGEM: bálsamo, betônia, gafaria, espinheiro, cachimbo-de-índio, lavanda, limão, visco, agripalma, hortelã-pimenta, rosa, arruda, sálvia, bolsa-de-pastor.

VERRUGAS: amieiro, espinheiro, calêndula, dente-de-leão, figueira, alho, quelidônia-maior, sempre-viva-dos-te-lhados, limão, mandrágora, erva-leitosa, verbasco, macho, drósera, sálvia-silvestre.

VERMES: aloé, erva-santa, erva-impigem, fava-dos-pântanos, cenoura, gatária, pimenta-caiena, ciclâmem, ênula, alho, arruda-de-bode, rábano-silvestre, sempre-viva-dos-telhados, espora, limão, perpétua, arte mísia, amora, cebola, papaia, romã, semente de abóbora, quássia, tamarindo, catinga-de-mulata, estragão, tomilho, carvalho-branco, ameixa-silvestre, semente de absinto, absinto, vulnerária.

VESÍCULA BILIAR: agrimônia, alcachofra, bérberis, barda na, quelidônia, centáurea-menor, chicória, licopódio, margarida, dente-de-leão, ênula, fumaria, alho, gen­ciana, hepática, lavanda, milefólio, artemísia, cebola, hortelã-pimenta, rabanete, alecrim, morriao-escar-late, erva-de-feiticeira, absinto, linho-bravo-amarelo Extraido do livro magia e sonhos de "Gerina Dunwich"

 ERVAS DE AFRODITE Violeta AfricanaErva que propicia a realização das fantasias amorosas. É muito potente para a expansão do erotismo e da sensualidade. Em feitiços amorosos, apenas as flores são utilizadas. Experimente acrescentar no bolo ou doce a ser oferecido ao amado, ou mesmo acrescentar algumas flores no seu perfume preferido. Você verá a eficiência desta flor tão pequena!

AnêmonaErva poderosíssima em toda e qualquer sedução. Suas flores devem ser acrescentadas ao seu perfume preferido. Use este perfume toda vez que quiser atrair alguém especial.

MaçãDe todas as ervas utilizadas em feitiços de sedução , talvez a maçã seja a mais popular e a mais representativa de grandes paixões. É uma erva de coração intenso que nunca admite envolvimentos mornos. Para utilizá-la, você deve estar apaixonada e desprovida de sentimentos mesquinhos, como raiva, inveja e rancor. Portanto, pese bem o seu estado de apaixonamento e reflita a respeito antes de utilizá-la. Ao comer uma simples maçã, lembre-se de guardar a casca e o caroço, pois serão importantes em feitiços futuros. Com a casca você pode confeccionar insensos e com o caroço poderá criar receitas irresistíveis. Experimente colocar um punhado de sementes moídas por cima do sorvete do amado ou mesmo misturadas ao alimento. O resultado será surpreendente! Experimente também dar ao amado uma maçã caramelada e acrescida de canela. Dificilmente ele esquecerá de você e lhe dedicará eterna fidelidade.

Malva íscoErva poderosa para quem quer recuperar um amor. Para tanto, basta rechear um coração de veludo vermelho com suas flores, e também algum pequeno objeto que tenha pertencido ao amado. Costura-se bem o coração de veludo, para que o recheio não se perca, e, durante vinte oito dias, a começar na lua crescente, crava-se nele um alfinete virgem, mentalizando o regresso do amante.

AlfafaErva eficaz para aquelas que almejam fisgar um marido rico. Seu efeito é rápido e na maioria das vezes bem sucedido. Experimente colocar alguns grãos na porta do amado numa noite de lua crescente. Você ficará surpreendida com a eficiência desta erva! Damasco Ofereça ao amado um suco feito com damascos frescos e uma pitada de canela em pó. Dificilmente você se esquecerá do resultado! Uma outra receita com damasco é a utilização de três caroços dentro de um pe queno saco de cetim vermelho : para atrair futuros romances. Banana Se seu amado estiver sofrendo os efeitos da impotência, experimente colocar debaixo da cama uma banana bem verde, e, antes do sexo, dê um pouco de doce de banana para ele, acrescido por uma pitada de canela e uma gota de seu sangue menstrual. Para aquelas que suspiram por um amor não correspondido, nada melhor do que procurar uma bananeira na primeira noite da lua crescente, e gravar, em seu tronco, o nome do amado dentro de um coração. O efeito é rápido. Cevada Numa noite de lua crescente, de preferência quando a lua se encontrar no signo de Escorpião, coloque nove grãos desta erva para germinar. Lembre-se que, no momento em que estiver manipulando as sementes, deverá pensar no amado. Quando os grãos germinarem, plante-os num vaso e também enterre na terra um papel onde esteja escrito o nome dele. Com certeza, este feitiço fará com que seu par se decida e lhe peça em casamento. Escovinha Esta é uma erva especialmente indicada para quem persegue um amor impossível. Para tanto, toda vez que for ao encontro do amado, basta usar um raminho de escovinha dentro do sutiã. Se você for um pouco mais audaciosa, unte algumas flores desta erva com o seu líquido vaginal e deposite-as no quarto do amado ( isto se você tiver acesso a este cômodo! ). Bétula Se você possui razões que indiquem que seu amado não lhe é fiel, salpique pó extraído das folhas de bétula sobre a cueca dele. Se acaso a infidelidade persistir, costure uma folha desta erva por dentro da bainha de suas calças. Amora Numa noite de lua cheia, ofereça ao amado um pedaço de torta de amora com uma taça de vinho tinto. O efeito será logo sentido. Se você necessita um novo amor, nada melhor do que tomar uma xícara de chá de amora, durante vinte e oito dias, antes de se deitar. Bardana Se o amado anda distante e não muito disposto ao amor, nada melhor do que duas raízes trançadas desta erva, colocadas debaixo do colchão. Em poucos dias, você terá de volta o antigo entusiasmo e seu par estará explodindo de paixão. Alcaparra Para quem espera do amado um melhor desempenho sexual, nada melhor do que oferecer três alcaparras ao parceiro, antes de ir para a cama. Se, apesar disso, o ato permanecer insatisfatório, ofereça-lhe uma taça de vinho branco contendo três alcaparras maceradas. Sem sombra de dúvida, sua relação transbordará erotismo! ris Numa noite de lua crescente, à meia noite, dirija-se à um pé de Íris, levando consigo algum objeto que pertença ao amado ( de preferência um objeto pessoal ). Chegando ao pé dessa planta, enterre o objeto o mais próximo que puder das raízes, lembrando-se de pedir à erva aquilo que deseja. Após ter enterrado o pertence do amado, retire uma flor e carregue-a sempre que for encontrar-se com ele. Ao final de poucas semanas, você verá o seu desejo realizado. Cardamomo Para que seu amado lhe dedique eterna paixão, adicione uma colher de chá desta erva na massa do bolo. Mas lembre-se : nunca revele para ele os ingredientes de sua receita. Se a pessoa que você deseja não corresponde ao seu amor, experimente soprar três pitadas de cardamomo em suas costas. O resultado logo será visível. Mil-Folhas Se você deseja o retorno de um amor, colha um punhado de flores desta erva numa noite de lua nova. Coloque-as para secar e depois use-as sob a forma de um amuleto. Você também pode depositá-las na porta de entrada do amado, mas usadas como amuleto é melhor, pois se elas não trouxerem o amado de volta, com certeza atrairão um outro muito melhor. As flores de mil-folhas são recomendadas para afastar a infidelidade de sua casa. É só dependurar um ramo desta erva atrás da porta de entrada Violeta Para quem deseja se transformar na representação de Afrodite, recomendo um antigo banho que minha avó me ensinou. Você terá que encher a banheira com água bem quente. E então adicione meio quilo de flocos de aveia, um litro de leite de cabra, trinta gramas de pétalas secas de rosas, nove colheres de mel, cem gramas de amêndoas moídas e trinta gramas de violetas. Deixe que a água esfrie um pouco e depois entre na banheira. Permaneça pelo menos vinte minutos neste banho de imersão. Seque-se naturalmente, sem o auxílio de toalha, e finalize passando óleo de rosas por todo o corpo. O efeito é logo sentido! Tomate Use e abuse desta erva em suas receitas. O tomate, além de ser um alimento saudável, também é indicado para toda e qualquer sedução. Por tanto não se acanhe, sirva ao amado deliciosos pratos sempre acompanhados por uma suculenta salada de tomate. Mentrasto Para que você se torne irresistível aos olhos do amado, nada melhor do que confeccionar um sache com pétalas de rosas secas e folhas de mentrasto. Carregue este amuleto junto ao corpo e logo logo despertará o desejo de quem lhe ama. No caso de um amor que se quer de volta, salpique a porta principal da casa do amado com folhas secas desta erva. É infalível! Cereja Para quem ainda não possui um amor, nada melhor do que comer nove cerejas na primeira noite da lua crescente. Depois, reserve os caroços e coloque-os para secar. Quando estiverem secos, perfure-os com uma agulha e passe-os com uma linha vermelha, como se fizesse um colar de miçangas. Na hora em que for dormir, amarre o colar de cerejas no tornozelo esquerdo e retire-o quando acordar. Durma durante quatorze dias com esse amuletoação, o fogo sagrado de Eros. Basta acrescentar algumas gotas do sumo desta fruta aos lábios e às zonas erógenas do corpo. O efeito é inesquecível! Rosa Se o amado não corresponde o amor que você lhe dedica, coloque um punhado de pétalas de rosa dentro da garrafa de um bom vinho e deixe-as macerando por alguns dias. Depois coe e sirva uma taça ao objeto de seu desejo. Você não se arrependerá dos resultados. Para aquela que está dividida entre alguns amores e deseja saber quem deverá escolher, escreva, numa noite de lua minguante, os nomes dos pretendentes em pétalas separadas e depois coloque-as no sereno. A pétala que, na manhã seguinte, apresentar-se mais viçosa, indicará o escolhido. Aleluia Se a dor da separação está amargurando os seus dias, colha nove folhas desta erva numa noite de lua minguante. Coloque-as para secar e depois carregue-as sempre consigo, dentro de um pequeno saco de cetim azul. Em poucos dias você verá que a vida outra vez lhe sorri. Morango Das ervas de Afrodite, talvez seja o morango a que melhor represente esta deusa. Seus efeitos são quase sempre surpreendentes e avassaladores. É uma erva caprichosa e que requer cuidados especiais daquele que a utiliza. Nunca deve ser colhida displicentemente e tampouco durante o dia. Sua colheita deve se dar ao anoitecer ou antes que o sol surja no horizonte. Seguindo estes cuidados, você obterá desta planta tudo aquilo que desejar em matéria de conquista. Mas lembre-se : jamais a trate com desrespeito, pois dela poderá receber surpresas desagradáveis! Uma receita antiga e muito praticada pelas feiticeiras é o da utilização de suas flores acrescentadas ao chá. Que pode ser de canela, morango ou rosa. O modo de fazer é bem simples, mas requer que seja realizado na lua nova. Colha nove flores de morango e coloque-as sobre uma concha molhada com o seu líquido vaginal. Deixe-as absorver o líquido por alguns minutos, enquanto prepara o chá de sua preferência. Quando estiver pronto, coloque as flores por cima e sirva este chá para o amado. O efeito é incrível! Tasneira Quem deseja a fidelidade do amado, pode colocar três folhas desta erva debaixo da palmilha do sapato dele. É certo que ele se transformará no mais fiel dos amantes. Tomilho Para dar maior ardor ao ato sexual, experimente enxaguar os lençóis de sua cama em água misturada com chá bem forte de tomilho. Além de sua roupa de cama ficar cheirosíssima, a performance amorosa crescerá consideravelmente em paixão. Tomate Use e abuse desta erva em suas receitas. O tomate, além de ser um alimento saudável, também é indicado para toda e qualquer sedução. Por tanto não se acanhe, sirva ao amado deliciosos pratos sempre acompanhados por uma suculenta salada de tomate. Valeriana Para que seu amado sempre lhe tenha na lembrança, confeccione para ele um travesseiro recheado com valeriana, pétalas de rosa e camomila. Você morará nos sonhos dele, sem sombra de dúvida! Baunilha Antes de beijar o amado, experimente espalhar uma gota de baunilha pelos lábios. Você se surpreenderá com a intensidade dos beijos que se seguirão! Verbena Para quem deseja atrair uma grande paixão, nada melhor do que aplicar óleo de verbena por todo o corpo. Este óleo é poderoso e transmite à pele uma luminosidade mágica. Portanto, para manter a pele saudável e sedutora, lance mão deste artifício sempre no período que vai da lua nova à cheia. Vetiver Transforme o seu quarto no espaço sagrado do amor. Os resultados são incríveis , quando você coloca uma guirlanda confeccionada com vetiver e flores secas do campo sobre a cabeceira da cama! Se também quiser parecer sempre sedutora aos olhos do amado, veja só o efeito de um punhado desta erva dentro de seu perfume preferido! Use-o quando desejar despertar intensas fantasias Extraido do marailhoso livro “A cozinha de Afrodite” Márcia Frazão

Ayahuaska, no Peru e Equador com o cacto de São Pedro e com outras Plantas Mestras que são utilizadas por determinados grupos de pessoas que pretendem apenas ficar em estado de transe coletivo, querendo fugir da realidade, que terminam voltando após o efeito passar. Essas pessoas estão apenas se iludindo e iludindo os outros ao dizerem que ao utilizarem uma Planta Mestra, passaram a ser xamãs. Puro engano, pois xamã não é uma pessoa que precisa fugir do seu dia. Ser xamã é ser livre para voar em direção a liberdade utilizando ou não as Plantas Mestras. Xamãs viajam com ajudam de aliados que podem ser os vegetais ou animais, mas também viajam ao som do toque do tambor e/ou chocalho ou simplesmente no próprio silêncio do Universo.


UVA - Vitis vinifera As folhas da parreira são indicadas para se fazer chás que refrescam os intestinos, relaxam os nervos e tonificam o coração. Este é um pequeno apanhado dos alimentos que podemos fazer uso diário, que não só nos nutrem, mas bem combinados nos trazem saúde. A arte de cozinhar é uma alquimia com a qual podemos transformar doenças em saúde. Aproveitando ao máximo os poderes da Natureza que a Deusa criou, mesmo porque ao cozinhar estamos atuando com os quatro elementos, água, terra, fogo e ar, e sabemos que esses poderes transformam qualquer coisa.
Valeriana (Valeriana officinalis) Planeta: Mercúrio Elemento: Água Esta erva é usada em feitiços de amor, e em banhos de purificação. Também pode ser usada como calmante
Violeta (Viola tricolour) Planeta: Vênus Elemento:Ar Misture com lavanda para um poderoso encantamento de amor. A compressa feita com violeta ajuda a curar a dor de cabeça . Sonhar com violetas significa mudanças para melhor. Violetas absorvem feitiços do mal. A fragância acalma e limpa a mente.
Visco (Viscum album) Planeta: Sol Elemento: Ar Usado com um amuleto protetor. O visco era muito estimado pelos druídas, que o usavam para se proteger do mal.
"ERVAS DOS SIGNOS" Áries: Almiscar, Sândalo, Ópium. Touro: Pinho, Eucalipto, Cravo, Canela. Gêmeos: Rosa, Alecrim, Jasmim. Câncer: Maçã, Alfazema, Violeta. Leão: Patchouli, Almíscar, Sândalo, Ópium. Virgem: Rosa, Alfazema, Benjoim. Libra: Maçã, Rosa, Cedro. Escorpião: Almíscar, Ópium, Eucalipto. Sagitário: Cravo, Canela, Rosa. Capricórnio: Lótus, Alecrim. Aquário: Violeta, Rosas, Flores do Campo. Peixes: Violeta, Alecrim, Alfazema. INDICAÇÕES(rapidinhas) A
ABACATE - amor AÇAFRÃO – Purificação, saúde, felicidade ACÁCIA – proteção, contra pesadelos e proteção do sono
AGRIMÔNIA – dissolução de influências negativas e proteção AIPO - poderes mentais e psíquicos
ALECRIM - limpeza e concentração, calmante, adivinhação, estudos, cura, proteção, purificação
ALFAFA – prosperidade, dinheiro, felicidade ALFAZEMA – calmante, estudos, purificação ALHO – saúde, proteção ALMÍSCAR - afrodisíaco, amor ;Planeta: Vênus AMÊNDOAS – dinheiro, prosperidade, sabedoria AMORA – saúde, dinheiro, proteção ANETO - sorte ANGÉLICA – proteção, purificação, saúde, clarividência ANIS ESTRELADO – adivinhação, purificação, sorte ARNICA – clarividência ARROZ - fertilidade ARRUDA - proteção, limpeza, cura; purificação ARTEMÍSIA - adivinhação, alteração da consciência, ASSA-FÉTIDA – exorcismo, proteção B BABOSA – proteção, sorte e amor BAMBU – realização de desejos BARBATIMÃO – espiritualidade, purificação BARDANA – saúde, proteção BAUNILHA – amor, sedução BETERRABA - amor BENJOIM – negócios, exorcismo; Planeta: Vênus BOCA DE LEÃO - proteção
BRIÔNIA – dinheiro C CALÊNDULA – proteção, solução de problemas, CAMÉLIA – prosperidade, riqueza CAMOMILA – dinheiro, amor, purificação
CANELA - negócios, bens materiais, amor, limpeza, energizar; sucesso, amor, proteção
CÂNFORA - desenvolvimento psíquico; clarividência, saúde CARDAMOMO – sedução, amor CARDO SANTO - cura CARVALHO – fertilidade CASCARA SAGRADA – problemas com a justiça, dinheiro e proteção CAVALINHA – fertilidade CEBOLA – proteção, saúde, dinheiro CIPRESTE – longevidade, saúde CRAVO – negócios, forças, energizar, amor, limpeza D DAMASCO – feitiços de amor E ERVA CIDREIRA – sucesso, amor ERVA DOCE - proteção
EUCALIPTO - limpeza, atrair encantos, energizar, cura, saúde, proteção
F FIGUEIRA – clarividência, fertilidade FLOR DE MAÇÃ – calmante FREIXO - adivinhação, cura, proteção, prosperidade G GENGIBRE – dinheiro e sucesso
GERGELIM – dinheiro
GINSENG – amor, realização de desejos, beleza, saúde, proteção e poder







Eventos 2013



Leia Também.